Uma prática didático-pedagógica de educação financeira no 6º ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

14-02-2020

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

DOMINGOS, Nayara da Silva. Uma prática didático-pedagógica de educação financeira no 6º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4276. Acesso em:.
A presente pesquisa aborda a Educação Financeira como um tema relevante que precisa ser mais discutido na perspectiva acadêmica, pois a formação financeira das pessoas pode contribuir para o planejamento do orçamento familiar e para o desenvolvimento da economia do país. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma prática didático-pedagógica de Educação Financeira desenvolvida no contexto das aulas de matemática. A pesquisa parte do pressuposto de que a pessoa que passa por um processo de Educação Financeira pode tomar decisões orçamentárias de maneira planejada e consciente. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo exploratória. Ela foi desenvolvida em uma escola da rede pública de Castanhal-PA, em uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental, local onde a pesquisadora realizou a disciplina de Estágio Supervisionado. A proposta didático-pedagógica foi desenvolvida durante quatro semanas e estruturada em torno de tarefas de Alfabetização Matemática. O processo investigativo deu-se durante as aulas de Matemática, mas sob a supervisão do professor de Matemática da turma. Os registros das atividades realizadas em sala de aula serviram como material empírico para as análises e discussões. A pesquisa apontou que os alunos têm consciência sobre a importância de realizarmos o planejamento do orçamento familiar e saber lidar com nosso dinheiro.

Fonte

1 DVD

Fonte URI