Olhares cruzados no Projeto Lifelines - Imagens da educação na Floresta de Caxiuanã: uma vivência de criatividade e afeto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

14-02-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Janine Valente dos. Olhares cruzados no Projeto Lifelines. Orientadora: Vanja Joice Bispo Santos. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em) – Curso de Especialização em Comunicação Científica na Amazônia, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4258. Acesso em:.
Entre 2016 e 2017, a conexão entre o Museu Goeldi e o Stepping Stones Museum For Children, possibilitou uma experiência educativa que uniu estudantes da escola São Sebastião, na Floresta Nacional de Caxiuanã (Pará-Brasil), com estudantes americanos da escola Fairchild Wheeler, de Connecticut-Estados Unidos. Através de imagens, o artigo documenta o processo de investigação e troca entre estudantes. O estudo propõe uma reflexão sobre como a experiência educativa é transformadora e funciona como ponte e janela para o mundo. O foco da investigação são os estudantes de São Sebastião que através dos desenhos puderam transpor suas percepções do espaço em que vivem e como se reconhecem nele. Ao analisar este processo percebemos que o conhecimento tradicional aliado aos conteúdos propostos pelas ações do programa educativo do Museu Goeldi em Caxiuanã possibilitaram a esses estudantes bases para unir a ciência, arte e a vivência em suas localidades e criar elementos que, além de valorizar a cultura local, fortaleceram suas identidades. O ponto chave do processo de interação é a criatividade e o afeto.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI