O discurso de qualidade de vida como estratégia sustentável: uma análise da participação de mulheres agroextrativistas em iniciativas socioambientais do Estado e Sociedade CiviL .

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-09-2017

Orientador(es)

STEWARD, Angela May Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Aberto
An error occurred on the license name.access-logo

Citar como

PINTO, Rafaela da Cunha. Título: O Discurso de Qualidade de Vida como Estratégia Sustentável: uma Análise de Participação de Mulheres Agroextrativistas em Iniciativas Socioambientais do Estado e Sociedade Civil. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em FIPAM XXVII: Gestão Ambiental e Manejo de Paisagem, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4252. Acesso em:.
O artigo aborda a temática de qualidade de vida em unidades de conservação, identificando estratégias socioambientais na gestão de territórios em conservação. Como recorte espacial foi selecionada a Reserva Extrativista Marinha de Caeté Taperaçu, no município de Bragança-Pa. Foram escolhidas duas categorias de análise o Estado e a Sociedade Civil, caracterizando as práticas e analisando a execução. Foi realizado comparação entre a escala macro de governo e a escala micro de comunidades locais. O objetivo do trabalho é identificar as estratégias de gestão ambiental relacionadas à qualidade de vida para mulheres no território da Resex Mar Caeté Taperaçu, Brangança-PA. Como estudo de caso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois grupos de mulheres na Resex Caeté Taperaçu. As entrevistas seguiram temáticas que pudessem dá subsídios a comparação entre estratégias de governo e de base populares; nesse sentido, os dois grupos, (1) participantes do programa Bolsa Verde e (2) participantes de um grupo autônomo de práticas agroecológica, diferenciavam-se entre trajetórias participativas, como resultado identifica-se a eficácia das estratégias enquanto meios de autonomia.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI