Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4207
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 17-Feb-2020 |
Title: | Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA |
Creator: | ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva |
First advisor: | THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
Citation: | ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva. Evasão escolar e matemática no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4207. Acesso em:. |
Resumo: | O estudo descreve aspectos que caracterizam a evasão escolar relacionados à aprendizagem da Matemática em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública Estadual de Castanhal - PA. Compreende a evasão como um dos grandes desafios que motivam debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira, pois, a permanência do aluno na escola consiste em um problema social com necessidade de investigações, como também, de novas propostas de políticas públicas, uma vez que engloba diversas vertentes e, ao relaciona-la com a disciplina de Matemática, pode-se constatar alguns fatores relevantes desta circunstância. A metodologia empregada consiste em uma abordagem qualitativa descritiva, por meio da qual aplicou-se um questionário de questões abertas para os alunos e professores com intuito de analisar fatores que contribuem e desafiam educadores em sua rotina escolar. Os resultados obtidos indicam que fatores externos e internos podem desencadear o processo de evasão escolar. No entanto, no âmbito da aprendizagem de Matemática, diferentes elementos, como as dificuldades de aprendizagem, a ausência de metodologias motivadoras e os processos rígidos de avaliação, tem incidido não afinidade pela disciplina e, no insucesso quanto às notas de avaliação e, consequente, no abandono escolar. |
Abstract: | This study describes aspects that characterize school dropout related to the learning of Mathematics in a class of the 1st year of High School in a public state school of Castanhal - PA. Evasion is one of the great challenges that motivate debates and reflects in the scope of the Brazilian public education, because the permanence of the student in the school consists of a social problem with needs for investigations, as well as new proposals for public policies, once which encompasses several aspects and, when relating it to the discipline of Mathematics, it is possible to verify some relevant factors of this circumstance. The methodology employed consists of a qualitative descriptive approach, through which a questionnaire of open questions was applied to students and teachers, with the purpose of analyzing factors that contribute and challenge educators in their school routine. The results obtained indicate that external and internal factors can trigger the school dropout process. However, in the context of mathematics learning, different elements, such as learning difficulties, the absence of motivating methodologies and strict evaluation processes, have been affecting the dislike of the discipline and the failure of the evaluation grades and, consequently, in school dropout. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Matemática Evasão escolar Ensino médio Mathematics Dropouts |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 DVD |
Appears in Collections: | Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EvasaoEscolarMatematica.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License