A história em corpos interpretativos: o ensino de História pela dança e o teatro

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04-07-2022

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MELO, Felipe Araújo de. A história em corpos interpretativos : o ensino de História pela dança e o teatro. Orientadora: Siméia de Nazaré Lopes. 2022. 73 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4195. Acesso em:.
O objetivo deste estudo é a reflexão sobre a produção de uma metodologia para o ensino da disciplina história através da dança e do teatro. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do projeto de extensão “Processos de Formação Docente: ações de ensino aprendizagem em história”, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O foco do projeto era ministrar aulas de reforço da disciplina história utilizando novos recursos didáticos, como música, jogos didáticos, materiais audiovisuais. A dinâmica consistia em acompanhar a professora ou professor responsável pela turma, identificar o conteúdo trabalhado e nos horários vagos de lotação dos professores ofertar as aulas de reforço. Esta pesquisa foi desenvolvida no período de 2018-2021, teve como alvo a instituição Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Moraes e Silva, na cidade de Ananindeua/Pará. No decorrer da pesquisa se executaram duas experiências-piloto que propiciaram a aplicação do ensino de história pela dança e o teatro. Através da etnografia da prática docente, como metodologia, foi possível desenvolver diversos registros como diários de campo, fotografias, desenhos, que elencaram o corpo dos alunos como objeto de investigação e se tornaram fonte de analise para compreender o cotidiano escolar e suas implicações na aplicação da proposta metodológica. A pesquisa leva em consideração: Quais os saberes necessários para ensinar história pela dança e o teatro; Cultura Escolar, Controles Corporais e Subversões, o corpo na escola; E por fim a Consciência histórica por meio da Dança e do Teatro. Nesta pesquisa também se problematiza a formação docente, instigando que os cursos de formação de futuros professores de história compreendam a necessidade de um currículo interdisciplinar entre história, dança e teatro. O que se aborda aqui é um ensino de história pautado na prática do corpo dançante e teatral, no qual se desenvolve conhecimento junto aos alunos e alunas.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

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