Avaliação de desempenho de vias do bairro de Batista Campos, em Belém-PA, em relação ao Índice de Condição do Pavimento (ICP)

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Data

27-06-2022

Título(s) alternativo(s)

Performance evaluation of roads in the neighborhood of Batista Campos, in Belém-PA, in relation to the pavement condition index (ICP)

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Acesso Aberto
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AIHUKI, Josef Ndauvako. Avaliação de desempenho de vias do bairro de Batista Campos, em Belém-PA, em relação ao Índice de Condição do Pavimento (ICP). Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2022. 87 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4160. Acesso em:.
O Sistema de gerência de pavimentos (SGP) deve ser capaz de forma eficiente, priorizar e alocar os recursos públicos de seu programa de manutenção e reabilitação, porém para se determinar o desempenho futuro do pavimento, é necessário conhecer o seu desempenho passado, do pavimento ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é identificar a variação dos ICPs do bairro Batista Campos entre os anos de 2021 e 2022 e aferir o desempenho do pavimento. Desta maneira para alcançar esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program). A nota do pavimento foi adquirida por meio do cálculo do ICP, que classifica o estado do pavimento de 0 a 100. Os resultados obtidos foram comparados aos resultados anteriores, permitindo uma visão geral da variação dos ICPs do pavimento. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro de Batista reduziu de 86,75 para 81,27. As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. O trecho mais crítico apresentou um ICP de 58,33 e o melhor trecho exibiu ICP de 98,3. A maior redução do ICP foi de -20,45 %. Apenas a Avenida 16 de Novembro apresentou uma variação média positiva no ICP, de +3,34%. 85,91% dos trechos exibiram uma variação percentual do ICP negativa. A rua São Silvestre apresentou a maior variação média negativa do ICP de -12,85%. Os defeitos que mais evoluíram foram as corrugações 900%, Trincas transversais 162%, Trincas por fadiga 149% e os remendos 27%. Não houve uma correlação linear forte entre a variação do ICP e a cota da via. Por fim, recomenda-se que novas avaliações sejam executadas anualmente, permitindo o monitoramento da evolução das condições do pavimento e da curva de deterioração do pavimento.

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Disponível na internet, via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br