Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica

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Data

11-10-2021

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NASCIMENTO, Jéssica Cordovil do. Educação financeira: uma necessidade curricular no ensino da matemática básica. 2021. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4152. Acesso em:.
Esta pesquisa tinha por objetivo refletir e gerar subsídios curriculares sobre Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental, em especial no período pandêmico. Foi realizado um estudo metodológico por uma pesquisa quantitativa e bibliográfica, sobre a PCN’s e a BNCC. Para obtenção de dados, foi utilizado sites governamentais, que versavam sobre a educação financeira no ensino fundamental, principalmente quanto ao sexto ano. Através do detalhamento, demonstrou a necessidade de desenvolver no aluno, a capacidade de gerir seus rendimentos futuros, através do orçamento pessoal e familiar, para a responsabilidade de conviver em uma sociedade consumista e também fazer com que o aluno percebesse as consequências de um orçamento familiar mal gerido. Foi elaborado um caderno de exercícios propostos, que possuem o objetivo de ensinar os primeiros passos do aluno ao uso consciente do dinheiro e ainda, maneiras de fazê-lo perceber a importância de uma vida financeira tranquila. A pesquisa conclui que embora o período pandêmico tenha afetado o ensino da matemática no tocante a educação financeira, é possível readequar exercícios que possam ser realizados de forma síncrona ou ainda, através de cadernos de exercícios fornecidos pela escola, aos alunos que não possuem meios tecnológicos de acompanhamento de aulas online.

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Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com