Ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios que se postam no dia a dia nas salas de aula da Educação Básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

29-01-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MELO, Adilson Ribeiro de. Ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios que se postam no dia a dia nas salas de aula da Educação Básica. 2021. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4075. Acesso em:.
Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, que tem como principal objetivo analisar os desafios que se postam na sala de aula enfrentados pela professora de Matemática para ensinar conteúdo de Fração para estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Participaram deste estudo, 36 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Igarapé-Açú-Pa. Para a composição das informações, fizemos observação nas aulas da professora de Matemática durante duas semanas. Após este período, realizamos a aplicação de um teste com questões do conteúdo de fração, na intenção de identificar as dificuldades dos estudantes em realizar as operações com fração. Durante o período de observação no campo de investigação, foi possível perceber que ensinar conteúdo de fração ainda é um desafio que posta nas salas de aula e, que causa preocupação, o que nos leva a fazer reflexões acerca do processo de ensino da Matemática. Compreende-se que ensinar Matemática não é uma tarefa fácil, porém é fundamental encontrar meios que possam contribuir para facilitar a melhoria do ensino, a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e as habilidades para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Após aplicação do teste, estes foram organizados e os dados obtidos transformados em gráficos e analisados com base nos estudos realizados por teóricos que discutem a temática. Os resultados apontam que os desafios estão presentes nas salas de aula da Educação Básica, especialmente, quando se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, como observado com estudantes do 6º Ano que fizeram parte deste estudo, o que consideramos que essas dificuldades podem estar relacionadas com a forma como os conhecimentos matemáticos foram aprendidos nos Anos Iniciais.

Fonte

Fonte URI

Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com