Autoafirmação da velhice: subjetividades e multiplicidades de se viver o envelhecimento no delinear das transformações sociais

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07-01-2021

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MARQUES, Kelly Barbosa. Autoafirmação da velhice: subjetividades e multiplicidades de se viver o envelhecimento no delinear das transformações sociais. 2020. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4070. Acesso em:.
Esta pesquisa vem apresentar um levantamento sobre os aspectos que configuram diferentes concepções atribuídas ao envelhecimento na esfera social. Utilizando-se da análise de 13 produções (artigos, teses e dissertações) publicadas pelo portal periódico da CAPES e do acervo da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, com base teórico e metodológico nos discursos foucaultiano. Tendo por objetivo, problematizar no delinear da área da educação as multiplicidades de discussões relacionados a velhice segundo uma cultura do envelhecimento adotada na contemporaneidade. Onde, denotou-se minguadas publicações relacionados a velhice sob uma perspectiva epistemológica, constatando por esse modo, que a velhice ainda vem sendo vista preconceituosamente como um acontecimento processual decadente. Nesse sentido, o artigo sugere ampliar e efetivar dentro dos ambientes acadêmicos a formação pedagógica crítica em prol de se fazer reconhecer e afirmar o envelhecimento em diferentes espaços, com vigor de desconstruir conceitos estereotipados de negação à velhice frente a sociedade atual, como também, dar maior visibilidade e potencialidade aos interesses da pesquisa científica para o deslocamento de novas informações e produções.

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Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com