A Interlocução entre a diplomática contemporânea e a documentoscopia no reconhecimento de falsificação documental

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01-01-2019

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GOMES NETO, Milton Bezerra. A Interlocução entre a diplomática contemporânea e a documentoscopia no reconhecimento de falsificação documental. Orientador: Gilberto Gomes Cândido. 2019. 57f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4053. Acesso em:.
Com o passar dos anos, o ser humano foi evoluindo sua capacidade cognitiva de manusear, criar e armazenar seus documentos. Contudo, seu desejo natural de se sobressair perante a sociedade ainda permanece revelado, muitas vezes, até mesmo para práticas ilícitas. Um dos meios os quais essa forma é utilizada é na falsificação documental, esta pesquisa tem como objetivo analisar os elementos da cédula de identidade expedida pela Policia Civil do Estado do Pará (PCPA) a partir dos conceitos e técnicas relacionadas a diplomática contemporânea e a documentoscopia, com o intuito de apreciar suas técnicas para reconhecer a autenticidade de determinado documento, neste caso a cédula de identidade, observando pontos correlacionados para que se possa propor uma interlocução visando uma melhor análise do documento, assim como para mostrar a contribuição do Arquivista no quadro de colaboradores da Policia Civil; tais objetivos serão alcançados após desenvolvermos os conceitos das duas ciências por meio de um levantamento bibliográfico e a avaliação e proposição de padrões de verificação de autenticidade, o presente levantamento se deu por meio de artigos, livros, sitio web e periódicos, pesquisados por meio de palavras chave como Diplomática, Falsificação de documentos, Documento Civil e Documentoscopia; com base nos estudos se apresenta a correlação das ciências em atribuir valor probatório e a autenticidade aos documentos, verificamos ainda a necessidade de estudos mais aprofundados acerca do tema, haja vista, que a temática poderia ser inserida no projeto pedagógico do curso de Arquivologia como uma disciplina optativa abrindo mais um leque de possibilidade para a atuação da Ciência Arquivística, assim como do Arquivista

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