Análise de user experience e user interface em web sites e perfis em serviços de rede sociais online de arquivos estaduais brasileiros

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Data

18-02-2022

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SILVA, Nathália Gomes. Análise de user experience e user interface em web sites e perfis em serviços de rede sociais online de arquivos estaduais brasileiros. Orientador: Fernando de Assis Rodrigues. 2022. 65 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4007 . Acesso em:.
O objetivo é analisar as interfaces disponíveis em web sites e perfis de Serviços de Redes Sociais Online de arquivos estaduais brasileiros e aplicar softwares de métricas de User Experience e User Interface, visando identificar elementos de usabilidade e acessibilidade das interfaces. Como objetivos específicos, a pesquisa propõe i) apresentar os conceitos de User Experience e User Interface; ii) investigar os modelos de cores adotados nos web sites e perfis de Serviços de Redes Sociais Online pelos arquivos estaduais brasileiros; iii) aplicar testes de performance nas interfaces de disponíveis, e iv) analisar os resultados dos testes para verificar o estado atual do atendimento aos indicadores de User Experience e User Interface apresentados pelos testes de performance. Justifica-se esta pesquisa pois os web sites dos arquivos estaduais brasileiros devem se preocupar no atendimento de indicadores apontados nas técnicas de análise de User Experience e User Interface, dado que os indicadores são pontos de atenção importantes para garantir acessibilidade dos conteúdos de qualquer dispositivo tecnológico. Desse modo, utilizar de elementos técnicos que garantem a acessibilidade de web sites podem facilitar o acesso, diminuindo a complexidade de utilização dos usuários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo exploratória, realizada por meio da análise do conjunto de páginas iniciais dos web sites de arquivos estaduais brasileiros e seus respectivos perfis oficiais nos Serviços de Redes Sociais Online Facebook, Instagram e Twitter. Os resultados foram divididos em quatro partes: a) Análise dos indicadores do Lighthouse - Visualização pelo Navegador, b) Análise dos indicadores do Lighthouse - Visualização pelo Dispositivo Móvel, c) Análise dos alertas do Validator e d) Análise da Paleta de Cores. Como resultados parciais, verifica-se que os web sites possuem dispersão em cada análise, não sendo possível definir um padrão no tipo de desafio enfrentado pelas equipes de desenvolvimento e pelos curadores da informação veiculada. Já com relação aos indicadores e principais erros identificados ao utilizar os serviços pelo navegador, o Lighthouse apresenta que os índices de Atuação e Acessibilidade são fatores-chave na melhoria dos web sites. Além disso, a ferramenta também identificou a falta do atributo de definição de idioma no código HyperText Markup Language, o que pode dificultar que mecanismos de busca e outras ferramentas entendam qual é o idioma da informação apresentada. Os resultados da ferramenta Validator, apresentaram alertas e erros relacionados ao uso de atributos do HyperText Markup Language obsoletos, a erros nos atributos relacionados à representação do conteúdo informacional das páginas para indexação, a erros de hierarquia do uso das tags em HyperText Markup Language e Extensible Markup Language, erros de uso desnecessário de função de botão em HyperText Markup Language e mau uso de estruturas em HyperText Markup Language para representar comentários. Sob a perspectiva do User Interface, identificou-se que os Serviços de Redes Sociais Online são os responsáveis pela escolha das cores da interface e nos web sites não há uma padronização na adoção das paletas de cores.

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1 CD-ROM

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