Análise da aquisição de imóvel em planta: um estudo de caso para auxílio na tomada de decisões econômicas e viabilidade de investimento financeiro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

17-12-2011

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

BORGES JÚNIOR, William Machado. Análise da aquisição de imóvel em planta: um estudo de caso para auxílio na tomada de decisões econômicas e viabilidade de investimento financeiro. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2011. 91 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2011. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/398. Acesso em:.
O Brasil tem vivido momentos de prosperidade econômica e especulações imobiliárias. Conseqüência disto é a grande procura por imóveis na planta para habitação ou mesmo para investimento financeiro. Por isso o trabalho tem por objetivo, simular a compra de um apartamento novo na planta localizado em Imperatriz – MA, a fim de auxiliar a tomada de decisões, para as várias alternativas econômicas que acometem quem adquire ou pretende adquirir um imóvel na planta através de uma análise de sensibilidade dos fatores envolvidos no fluxo de caixa tais como Índice Nacional da Construção Civil, Prazo de Financiamento, taxa de juros de financiamento e taxa de atratividade. Além de desvendar a viabilidade da aquisição do imóvel parcelado ou à vista com desconto mínimo necessário para a compra à vista valer à pena. Também analisará a viabilidade financeira da venda do imóvel no momento da entrega das chaves pela construtora, explanando os benefícios financeiros do investimento. Para tanto, foram simulados fluxos de caixa de pagamentos do apartamento para a construtora ao longo da obra, e posteriormente à Caixa Econômica Federal. As principais conclusões deste trabalho foram: a análise de sensibilidade apontou que os fatores mais impactantes do projeto são a Taxa de atratividade mínima e a Taxa de juros do financiamento. Para a aquisição do imóvel parcelado ou à vista, em catorze cenários, a compra a prazo foi mais interessante, enquanto que em um único cenário foi mais vantajoso adquirir o imóvel à vista. Quanto menor o valor atual, maior deve ser o desconto à vista para que a opção “à vista” valha à pena. A análise da viabilidade e benefícios financeiros do investimento apontou que para as simulações realizadas, é, sim, viável a venda do imóvel após a entrega do apartamento pela construtora com valorização de 40%. Através do diagnóstico das taxas de retorno que o investimento proporcionará, foi possível constatar que todos os cenários envolvidos proporcionam uma rentabilidade expressiva. Comprovamos que a taxa mínima de valorização necessária para viabilizar o projeto é a partir de 20,2%. Sendo assim, foi constatado financeiramente que de fato, para este estudo de caso, o investimento no imóvel na planta vale à pena. Portanto, tudo indica que há viabilidade de se comprar e vender apartamentos em planta.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI