Estado laico e gestão democrática escolar no colégio São Francisco Xavier (2011-2015)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

02-12-2019

Orientador(es)

BERLESI, Josué Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PANTOJA, Elando Pantoja e. Estado laico e gestão democrática escolar no colégio São Francisco Xavier (2011-2015). Orientador: Josué Berlesi. 2019. 90 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Faculdade de História do Tocantins, Campus Uiversitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3872. Acesso em:.
A perspectiva da pesquisa “Estado Laico e Gestão Democrática Escolar no Colégio São Francisco Xavier (2011-2015)” é destacar e compreender como que no atual cenário constitucional brasileiro uma escola religiosa confessional que faz relações de parceria com o Estado. Nesse sentido, por ter sua formação com base no catolicismo, lida com a diversidade religiosa presente no ambiente escolar. Logo, o presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o respeito à laicidade dentro da escola, através do papel da gestão. Nessa perspectiva, o processo metodológico que sucedeu a pesquisa foi através da análise dos documentos que viabilizam a relação da Diocese de Abaetetuba com a SEDUC. Além disso, foram feitas análises dos Projetos Políticos Pedagógicos do colégio do ano de 2011 a 2015, bem como entrevistas feitas com professores, gestão escolar, diretor e aluno. Com referencial teórico pautado em Yin (2005), com a utilização do estudo caso, através do uso da história oral; Bourdieu (2000) sobre o conceito de poder simbólico; Cury (2006) sobre o papel do gestor na garantia de uma gestão democrática pautada nos direitos constitucionais; e Reimer (2013), que aborda sobre a liberdade religiosa pautada nas constituições do Brasil. A pesquisa permitiu um olhar sobre uma relação incomum de uma escola pública, de viés religioso, com o Estado. Por esse motivo, o trabalho se volta à questão da educação como direito de todos junto à liberdade religiosa.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção