Curso de História - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo histórico de ocupação da vila do Palheta - Muaná-PA: uma análise do trabalho, território e identidade(2019-10-24) MEDEIRO, Ana Caroline Tavares de; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377Memórias da reconstrução histórica da Vila do Palheta, localizada no município de Muaná-Pa. A pesquisa tem como objetivo reconstruir o histórico de ocupação e registrar as memórias dos moradores da Vila. A metodologia adotada foi em forma de entrevistas semiestruturadas, as mesmas foram gravadas, transcritas e analisadas junto ao aposte teórico, sendo eles: Marc Bloch (2001), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992) e Le goff (2003), Roger Chartier (1999) e Carlo Ginzburg (1986), Luiz Reznik (2002), Milton Santos e Maria Laura Silveira (2006) que discutem temporalidade, memórias, cultura e territorialidade, respectivamente. Assim, conseguimos registrar em papel o histórico da Vila e recuperar memórias, porém lacunas deixadas pelo passado ainda precisam ser respondidas. Logo, visando o reconhecimento da história da Vila, os atuais moradores poderão ter acesso ao passado da mesma e a cultura da mesma não se perderá.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estado laico e gestão democrática escolar no colégio São Francisco Xavier (2011-2015)(2019-12-02) PANTOJA, Elando Pantoja e; BERLESI, Josué; http://lattes.cnpq.br/0468572924132582A perspectiva da pesquisa “Estado Laico e Gestão Democrática Escolar no Colégio São Francisco Xavier (2011-2015)” é destacar e compreender como que no atual cenário constitucional brasileiro uma escola religiosa confessional que faz relações de parceria com o Estado. Nesse sentido, por ter sua formação com base no catolicismo, lida com a diversidade religiosa presente no ambiente escolar. Logo, o presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o respeito à laicidade dentro da escola, através do papel da gestão. Nessa perspectiva, o processo metodológico que sucedeu a pesquisa foi através da análise dos documentos que viabilizam a relação da Diocese de Abaetetuba com a SEDUC. Além disso, foram feitas análises dos Projetos Políticos Pedagógicos do colégio do ano de 2011 a 2015, bem como entrevistas feitas com professores, gestão escolar, diretor e aluno. Com referencial teórico pautado em Yin (2005), com a utilização do estudo caso, através do uso da história oral; Bourdieu (2000) sobre o conceito de poder simbólico; Cury (2006) sobre o papel do gestor na garantia de uma gestão democrática pautada nos direitos constitucionais; e Reimer (2013), que aborda sobre a liberdade religiosa pautada nas constituições do Brasil. A pesquisa permitiu um olhar sobre uma relação incomum de uma escola pública, de viés religioso, com o Estado. Por esse motivo, o trabalho se volta à questão da educação como direito de todos junto à liberdade religiosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Elas são feras na arte de driblar”: um estudo sobre as mulheres futebolistas no campo desportivo paraense(2020-01-02) FONSECA, Bruna da Silva; FELDMAN, Ariel; http://lattes.cnpq.br/0970470588236137; https://orcid.org/0000-0002-8894-8554O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas na prática do futebol feminino paraense. Para tanto, foi realizado um estudo de caso dentro das dependências da ESMAC, time feminino que vem se destacando no cenário desportivo paraense, que mesmo sem investimentos, salários e outros fatores que serão percebidos no decorrer dessa pesquisa, ainda sim é um dos times femininos que mais vem apresentando resultados nos últimos anos. Metodologicamente adotou-se o estudo de caso, sobe uma abordagem qualitativa a fim de trazer maior veracidade às informações aqui prestadas mediante os dados coletados das entrevistas de campo. O auxílio de autores como: Silva (2015); GUIMARÃES (2008); KNIJNIK e SOUZA; SCOTT (1995) e outros que se ocupam do tema em questão foi fundamental na construção dessa pesquisa. Os dados da pesquisa apontam que mesmo havendo inúmeras dificuldades no desenvolvimento da modalidade do futebol feminino paraense, ainda sim existe esperança que a modalidade seja valorizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A resistência da mulher negra através da literatura africana: (re) construção de suas identidades no período pós-colonial(2019-12-17) RODRIGUES, Marcicleia Rodrigues e; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377Será analisado neste trabalho as obras produzidas a partir do período pós-colonial, destacando obras produzidas por mulheres africanas, dando ênfase a três escritoras africanas renomadas, Paulina Chiziane, Chimamanda Ngozi Adichie e Scholastique Mukasonga, pertencentes a Moçambique, Nigéria e Ruanda, respectivamente. Com o intuito de trazer autoras escrevendo de lugares diferentes, se distanciando em aspectos sociais, culturais e políticos, mas apresentado um elemento comum em suas obras: a construção de um espaço com a qual as mulheres possam se identificar e com isso construir as suas próprias identidades. Partindo deste princípio, utilizaremos alguns autores que falam sobre o assunto, dando ênfase principalmente em autores que tratam de assuntos ligados a questão feminina, destacando-se Bibi Bakare-Yusuf, Sotunsa Mobolante, Oyèrónké Oyewùmí, dentre outras; questões da literatura pós-colonial, tais como Inocência Mata, Thomas Bonnici, Edward Said e autores com trabalhos pós-coloniais, tais como Gayatri Spivak, Homi Bhabha, Stuart Hall, dentre outros; retratando aspectos sociais, culturais e políticos que fazem parte dos espaços nos quais as mulheres estão inseridas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PSE Quilombola: ingresso, trajetória e permanência estudantil no campus universitário de Abaetetuba (2015 – 2018)(2019-12-20) LOBO, Carmem Dias; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7967678999713659O Processo Seletivo Especial é um processo destinado a quilombolas e visa o ingresso dos mesmos no espaço acadêmico. O PSE é regido sob a resolução nº 4. 309 de 27 de agosto de 2012. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ingresso, trajetória e permanência de discentes aprovados através do PSE. Esta pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas. Tendo como base teórica o texto de Paul Thompson, A VOZ DO PASSADO, História oral, (1998, p. 254, 257). Desse modo foram feitas entrevistas/quetionários com oito alunos quilombolas do Campus de Abaetetuba. Com o coordenador do Processo Seletivo especial sr. Antonio Aracaty. Com os representantes da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ) Rosielem Dias. Com o secretário da ADQ sr. Miguel Nery. Assim como com o professor e antropólogo João (nome fictício). Fiz a analise dos dados, coletados a partir de entrevistas e questionários, realizados. Os resultados apontam a percepção dos entrevistados com o avanço das políticas de ações afirmativas que os possibilitam adentrarem e permanecer no ensino superior apesar das dificuldades que podem surgir. Algo muito importante que deve ser trabalhado e discutido na comunidade acadêmica são o preconceito e a discriminação racial que é presente no dia a dia acadêmico.