A Inclusão e o papel da ludicidade no contexto da educação infantil

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

18-03-2021

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Tipo de acesso

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Citar como

SILVEIRA, Adriele Sousa da. A inclusão e o papel da ludicidade no contexto da educação infantil. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2021. 15 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3819. Acesso em:.
A pesquisa teve como objetivo compreender como está organizado às práticas pedagógicas lúdicas no espaço da educação infantil inclusiva com foco em crianças com TEA. Adotou-se uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram duas professoras de duas turmas de uma escola de educação infantil. Os dados foram levantados por meio de entrevista. Os resultados foram a organizados em três eixos temáticos: O significado da educação infantil inclusiva; a visão do estudante público alvo da educação especial- a criança com TEA; o brincar na educação infantil inclusiva: um recurso para flexibilização curricular. Para as professoras a inclusão existe, porém faltam mais recursos, formação e apoio aos professores, na percepção sobre o TEA sinalizaram que as crianças tem características específicas. Nas práticas pedagógicas fazem flexibilizações curriculares como foco na ludicidade, porém sentem um pouco de dificuldade nesse planejamento e nas ações pedagógicas. Ressaltam que o brincar é uma peça-chave nas atividades pedagógicas, principalmente em atividades de socialização das crianças com TEA. Citamos as brincadeiras mais usadas: jogos de encaixe, pano mágico, brincadeiras cantadas e de roda. Conclui-se que a inclusão é um processo em construção na educação infantil e a ludicidade está presente nas atividades da educação infantil inclusiva, sendo um fator determinante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

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