Família e escola: como promover essa interação?

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Data

13-03-2018

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SOUZA, Rosângela dos Santos. Família e escola: como promover essa interação?. Orientadora: Maria das Graças Santos Barros. 2018. 48 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3805. Acesso em:.
Este estudo é oriundo de uma pesquisa que está subordinada ao tema: Escola e Família: como promover essa interação, onde o seu foco principal é saber o que a Escola Municipal de Ensino Fundamental CASTRO ALVES tem feito para promover sua interação com as famílias de seus alunos, por meio da qual, ambas possam firmar uma parceria sólida e eficaz, visando à promoção de uma educação construtiva, justa e de qualidade, através de um trabalho coletivo. Para tanto, foi realizada em um primeiro momento, uma fundamentação teóricas, baseadas principalmente nas obras de Castro e Regattieri (2009), Chaves (1994), Gimeno (2001), Paro (2007), Prado (1985) e Valle (2011). Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento sobre a relação entre a escola EMEF CASTRO ALVES e os pais e/ou responsáveis pelos alunos que a frequentam. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário composto de 11 (onze) questões aos pais de alunos que freqüentam a escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que a interação entre a escola pesquisada com as famílias de seus alunos tem sido insatisfatória, visto que, os pais não têm acompanhado de perto o desempenho escolar de seus filhos, alegando a falta de tempo, a falta de abertura e incentivo por parte da direção da escola e dos professores e falta de interesse em querer participar dos eventos da escola. A escola, por sua vez, tem aceitado de modo passível essa realidade, visto que, nada tem sido feito para mudar essa situação. Dessa maneira, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que as informações adquiridas por meio deste, fossem aplicadas no cotidiano da escola-campo, com a finalidade de promover, dia após dias, a parceria e a interação entre família e escola, visando à solução dos problemas relacionados ao processo ensino aprendizagem, bem como, contribuir para a construção de uma escola democrática e de uma educação realmente transformadora.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br