Bactérias isoladas em casos de diarréia em pacientes com HIV/AIDS, internados no hospital universitário João de Barros Barreto, no período de janeiro a setembro de 1994

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

20-12-1994

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

RIBEIRO, Ana Pacheco; SOARES, Maura Denize Mendes; CASCAES, Victor Maciel. Bactérias isoladas em casos de diarreia em pacientes com HIV/AIDS, internados no hospital universitário João de Barros Barreto, no período de janeiro a setembro de 1994. Orientadora: Helena Andrade Zeferino Brígido. 1994. 85 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 1994. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3804. Acesso em:.
Amostras de fezes colhidas através do Swab Retal no meio de Cary-Blair de 38 pacientes com HIV/AIDS que apresentavam diarreia, internados no hospital universitário João de Barros Barreto (H. U.J.B.B.) no período de janeiro a setembro de 1994. Foram preenchidos dados referentes aos pacientes sobre: sexo, idade, fator de risco, data da positividade da sorologia anti-HIV, se notificado a data da notificação, resumo clínico direcionado ao trato gastrointestinal e sobre o uso de antibióticos antes da internação (ANEXO 1). Foram excluídos aqueles que fizeram uso de antimicrobianos nas 48horas que antecederam a internação. As amostras eram encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas para realização de coprocultura. Entre os 38 pacientes analisados, 34 (89,5%) eram do sexo eram do sexo masculino, 29 (76,4%) pertenciam a faixa etária de 20 a 44 anos. Com relação ao fator de risco, houve predomínio de homossexuais, totalizando 14 casos (36,9%). Das amostras de fezes analisadas foram obtidos 19 tipos de bactérias com um total de 85 isolamentos. Entre as bactérias consideradas enteropatogênicas para o homem foram detectadas neste estudo: Escherichia Coli Enteroinvasora, 2 Pseudomas, 2 Salmonellas e 2 Shigellas. Os dados obtidos foram correlacionados com a literatura pesquisada, chegando-se a conclusão de que as bactérias podem ser agentes causais da diarreia em pacientes com HIV/AIDS, por isso devem ser investigadas, e que a coprocultura é um método simples que deve ser utilizado para o isolamento desses agentes.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br