O papel da mulher na divisão do trabalho no campo: uma análise dos discursos orais construídos na localidade rio Quianduba, Abaetetuba - PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

14-04-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Adilcéia Rêgo da.; RIBEIRO, Rita de Cassia Carvalho. O papel da mulher na divisão do trabalho no campo: uma análise dos discursos orais construídos na localidade rio Quianduba, Abaetetuba - PA. Orientador: Alex Santos Moreira. 2018. 78 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3789. Acesso em:.
O presente trabalho objetiva analisar os discursos orais dos moradores ribeirinhos no que concerne ao papel social da mulher na divisão do trabalho no campo para avaliar, a partir da Análise do Discurso, como os enunciados movimentam os sentidos na prática de uma ideologia e como se relacionam com a história e a sociedade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa: em um primeiro momento utilizando como método a pesquisa bibliográfica e em um segundo momento a pesquisa de campo, com dados coletados a partir de entrevistas gravadas em áudio e observação direta na comunidade ribeirinha rio Quianduba, município de Abaetetuba-PA. Tem-se como proposta, que o estudo sobre a Análise do Discurso possa contribuir para um repensar sobre o papel social da mulher nos processos de trabalho no campo ribeirinho, buscando nesse sentido, o estudo da linguagem que considere as relações do indivíduo com o mundo e do indivíduo com seu grupo social, proporcionando portanto, a cidadania e emancipação por meio da concepção de língua como reflexo da realidade social.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI