O fracasso escolar a partir das questões relacionadas à distorção idade-série em uma escola no município de Acará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

17-12-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MAGNO, Janielle Vaz. O fracasso escolar a partir das questões relacionadas à distorção idade-série em uma escola no município de Acará. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2019. 56 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3752. Acesso em:.
O presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Acará, a qual teve por objetivo investigar os fatores presentes na vida dos educandos que os levam ao fracasso escolar a partir da distorção idade-série, bem como identificar de que maneira eles se apresentam e como a escola pesquisada e também o sistema municipal de educação atuam para amenizar esse problema. O estudo se caracteriza em uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas, objetivando uma maior participação dos sujeitos envolvidos na pesquisa, os quais foram três professores, um representante da direção da escola e um representante da Secretaria Municipal de Educação. A partir da análise das informações coletadas, foi possível inferir que os profissionais da escola atribuem as principais causas desse problema à família do aluno, entretanto, observou-se que a própria escola não tem disponibilizado a devida atenção ao problema. Identificou-se também a falta de atenção e de suporte à escola por parte da Secretaria de Educação do município.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção