Análise textual da argumentatividade no movimento virtual #vidasnegrasimportam

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18-10-2021

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TELES, Izabel dos Santos. Análise textual da argumentatividade no movimento virtual #vidasnegrasimportam. Orientadora: Patrícia Sousa Almeida de Macedo. 2021. 20 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3738. Acesso em:.
Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a argumentação, quando as postagens nas redes sociais Instagram e Twitter se filiam ao movimento virtual representado pela hashtag vidasnegrasimportam. Adotamos, como base teórica sobre argumentação, a Análise da Argumentação no Discurso, de Ruth Amossy, e como base sobre hipertextualidade e sobre hashtag, as contribuições de Ingedore Koch e de Alves Filho et al., entre outros autores que serão importantes para a elaboração deste trabalho. Para a análise, foram escolhidas oito publicações, entre posts e tuítes, a fim de verificarmos como diferentes textos convergem no sentido de se identificarem antirracistas. Os resultados indicam que a argumentatividade empreendida pelo recurso da hashtag é caracterizada, principalmente, por uma diluição de argumentos operada pela multiplicidade de temas abordados nesses textos.

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