A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

14-03-2018

Orientador(es)

OLIVO, Gerson Dias Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ALVES, Maria Antonia Moraes. A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF “Netélcio Ferreira de Brito”, do projeto de assentamento PA Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA. Orientador: Gerson Dias Olivo. 2018. 49 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3689. Acesso em:.
Este estudo é fruto de uma pesquisa intitulada: ―A participação da família no contexto escolar: um estudo realizado na EMEF. ―Netélcio Ferreira de Brito‖, do projeto de assentamento P. A. Rio Gelado, em Novo Repartimento/PA‖, cujo objetivo principal é fazer uma reflexão sobre a importância da relação família e escola, para um melhor desempenho escolar das crianças, em especial dos estudantes de 1° ao 5°ano, que é foco desse estudo. Sendo assim, foi realizada primeiramente uma fundamentação teórica, baseada nas obras de vários autores renomados que fizeram abordagem sobre os tópicos desenvolvidos nesse estudo. Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo na escola ―Netélcio Ferreira de Brito‖ por meio da qual, foi possível fazer uma investigação sobre sua relação com as famílias de seus pelos alunos que a frequenta. Para a coleta dos dados, foi realizada uma entrevista constituída de 05 perguntas abertas sobre os assuntos racionados a temática desse estudo. Os resultados foram analisados, levando em consideração a fundamentação teórica, sendo discutidos e interpretados a partir das unidades de registro dos informantes. Desse modo, os resultados revelaram que as famílias dos alunos da escola-campo não têm participado efetivamente do processo educacional de seus filhos/alunos e, por conseguinte, o desempenho escolar dos alunos tem piorado cada vez mais.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br