Representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de deficientes na EJA

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20-08-2019

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CONDE, Joyce Maria da Silva. Representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de deficientes na EJA. Orientadora: Joana d’Arc de Vasconcelos Neves. 2019. 47 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3650. Acesso em:.
Esse estudo analisa as representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência na EJA. O referencial teórico-metodológico baseia-se na Teoria das Representações Sociais, no campo processual de Jodelet (2001). Assim, para atender os objetivos proposto, esse estudo se desenvolveu em duas etapas: Levantamento documental (dados estatísticos) e entrevista com cinco professoras da rede Municipal de Bragança-PA. Desse modo, para a organização do campo de analise, considerou-se as três dimensões constituidoras das Teorias das Representações Sociais (sujeitos, contextos e sentidos). Os resultados revelam: Os sujeitos professoras da EJA que constroem sua identidade, com a inclusão a partir do tempo de docência da EJA. No contexto de circulação das representações os indicadores apresentam a queda significativa no número de matrículas da EJA (Brasil/ Pará/ Regiões dos caetés/ Bragança). Esses dados confirmam não só o processo de exclusão vivenciado na Educação de Jovens e Adultos, como também o descaso do serviço público nessa modalidade de ensino, além da negação dos direitos, em relação aos sujeitos da EJA. Os sentidos que apresentam os discursos das professoras sobre a inclusão dos alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos possibilitaram a construção da figura imagética que possibilitou a identificação dos sentidos construídos pelas professoras sobre a inclusão na EJA, das imagens que são construídas sobre o fazer docente para inclusão da pessoa com deficiência na EJA e por fim, as práticas construídas a partir dos sentidos de inclusão e das imagens construídas sobre o fazer docente em turmas de EJA com alunos com deficiência.

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