Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição

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Data

05-10-2021

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Analysis of scenarios that influence the cost/benefit ratio in the geometric design of a horizontal curve with transition

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PINHEIRO, Martônio Pinheiro. Análise de cenários que influenciam na relação custo/benefício no projeto geométrico de uma curva horizontal com transição. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2021. 78 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3619. Acesso em:.
O projeto geométrico de rodovias visa garantir a construção de vias com segurança, conforto e esteticamente agradável. Porém, é necessário verificar os custos e benefícios oriundos de cada decisão do projetista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar os diferentes cenários de dimensionamento de uma curva horizontal com transição, levando em consideração o cenário que melhor atenda a relação custo-benefício. Para tanto, foram realizadas análises de 8 diferentes cenários, gerados a partir da variação de comprimento de transição, superelevação e raio em dois níveis. A redução no tempo de percurso da via foi assumida como sendo o benefício e o volume total de terraplenagem foi assumido como sendo o custo. A análise realizada concluiu que o cenário 3 (R = 210m | e = 8% | Ls = 60m), por apresentar menor percentual de aumento no custo de terraplenagem igual a 0,052% obteve a melhor relação custo/benefício comparado com o cenário de referência (R = 210 m| e = 4% | Ls = 60m). Conclui-se que a análise de diversos cenários de dimensionamento de curvas horizontais em projetos geométricos é de suma importância, pois cada escolha do projetista para os parâmetros raio, superelevação e comprimento da curva de transição resulta em diferentes condições técnicas e de custo de construção da rodovia.

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