Fatores de evasão escolar de adolescentes na escola Padre Antônio, na Vila Novo Paraíso, BR 163, Rodovia Santarém-Cuiabá, Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-06-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Ester Avelino da. Fatores de evasão escolar de adolescentes na escola Padre Antônio, na Vila Novo Paraíso, BR 163, Rodovia Santarém-Cuiabá, Pará. Orientador: Paulo Roberto Vieira. 2019. 18 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Placas, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3595. Acesso em:.
Este artigo trata dos principais motivos causadores de evasão escolar de adolescentes na escola Padre Antônio, na vila Novo Paraíso, BR 163, no Pará. Neste trabalho são tratados aqueles que julgamos ser os principais fatores que contribuem para a evasão nessa escola do campo. A Evasão, segundo o Dicionário Caldas Aulete, é “s. f. o ato de evadir-se, fuga, saída, escapula” (AULETE, 1964, p.1656). No contexto da escola, portanto, evasão é o mesmo que abandonar; desistir; sair, não permanecer. Além do mais, ainda nessa chave, a evasão se liga a ideia de abandono da escola em troca da realização de outra atividade. Neste artigo será tratado o porquê de muitos adolescentes deixarem a escola. Parece ter se tornado prática comum na vida desses adolescentes. Nesta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa através de entrevistas semiestruturadas a gestores, professores, alunos e pais dos ex-alunos. Notou-se que as principais causas para evasão escolar foram a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família, vida socioeconômica dos pais, a dificuldade de aprendizagem e conteúdos fora do contexto da realidade da vida dos alunos.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br