Diarréia humana no colapso da colônia: Themonização nas ruínas do heterociscapitalismo (Transtorno de Cognição em Curso – TCC)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

20-12-2018

Título(s) alternativo(s)

Human Diarrhea in Colony Collapse: Themonization in Ruins of heterociscapitalism (Ongoing Cognition Disorder - CBT)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CUNHA, Gabriel Antunes Luz da. Diarréia humana no colapso da colônia: Themonização nas ruínas do heterociscapitalismo (Transtorno de Cognição em Curso – TCC). Orientador: Aníbal José Pacha Correia. 2019. 28 f. Trabalho De Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3579. Acesso em:.
O referido Trabalho de Curso ou como tenho sentido, Transtorno de Cognição em Curso - TCC, aborda o momento em que vivo com a experiência performativa, coletiva do corpo montado, montação em desconstrução permanente, conhecida como Sarita Themonia. Tendo como ponto de partida para o estranhamento ao comportamento hegemônico que fui influenciado a reproduzir, determinando transformações vividas até aqui. Para tanto, compartilho das neuras sobre o conceito de Corpo Território quanto ao desvio do corpo normativo em descolonização do corpo ameríndio, identificando e deixando de reproduzir comportamentos e signos de dominação. A Sarita é a materialização da disputa de território que se expressa no meu corpo com a utilização do lixo como objeto de responsabilidade social, fazendo do corpo um lugar coletivo em desterritorialização, seja pela experiência visual e tátil. Evidenciando o processo de coisificação dos corpos, que nos coloca como objetos descartáveis, com prazo de validade, tal qual o lixo. A montação se torna um dispositivo poético potente que opera a partir da experiência visual para diversas possibilidades de relação coletiva, subjetiva e com o espaço, construindo em Sarita um Corpo sem Órgãos. Sarita Themonia é um corpo montado de comportamento autêntico e livre expressão sensível em busca do inesperado, que atravessa e se fortalece no grupo cultural chamado NoiteSuja e sujando outras noites. O diferente, o incômodo contra-hegemônico, é objeto de análise crítica, reflexiva, artística e pedagógica, por meio de variada produção visual e virtual que conduz esse trabalho.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção