Conhecimentos locais no processo de ensino-aprendizagem do campo: uma experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo, em Gurupa, Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

18-08-2020

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

BARBOSA, Suane Pereira. Conhecimentos locais no processo de ensino-aprendizagem do campo: uma experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo, em Gurupá, Pará. Orientador: Paulo Roberto Vieira. 2020. 18 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Gurupá, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3472. Acesso em:.
Este artigo trata sobre minhas experiências vivenciadas durante a realização do estágio docente I, no Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, em uma turma do 6º e em outra do 7º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José do Jutaí. É resultado de uma proposta pedagógica interventiva (PPI), intitulada ‘‘A cultura e a memória e as histórias locais como potencialidade no processo do ensino e aprendizagem e no fortalecimento do vínculo entre família e a comunidade’’, aplicada com a finalidade de associar os conhecimentos científicos e saber local. Estabeleceu-se como caminho teórico-metodológico os conhecimentos locais e suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do campo, a partir dos conceitos e experiências apresentados por ARROYO (2012), CASTAGNA (2012), MAGALHÃES (2009), HAGE (2005) BOGO (2018); CARVALHO (2018), MINAYO (1994), entre outros. Iluminado por esses pesquisadores, traça-se o percurso dessa experiência, desde a construção da proposta pedagógica de ensino, os procedimentos metodológicos e resultado alcançados. Constatou-se que as práticas de ensino aprendizagem que associam os conhecimentos locais aos científicos não só constroem conhecimentos como, também, fortalecem o vínculo entre família e escola.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br