Proposta de adequação do sistema bombeamento-reservação de um setor da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto - Belém (PA)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

09-07-2019

Título(s) alternativo(s)

Proposal for the adequacy of the pumping-reservoir system of the basic sector of the University City Professor José da Silveira Netto - Belém (PA)
Propuesta para la apropiación del sistema de bombas y reservas de un sector del Profesor de la Universidad Ciudad José da Silveira Netto - Belém (PA)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUZA, Marianna de Oliveira. Proposta de adequação do sistema bombeamento-reservação de um setor da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto - Belém (PA). Orientador: Davi Edson Sales e Souza. 2019. 17 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) – Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3452. Acesso em:.
Objetivo do estudo: atualização de um modelo computacional de reservação de água em operação, em busca de melhorias nos ajustes operacionais do sistema, visando a redução de custos com energia elétrica de bombeamento e melhor aproveitamento do reservatório, de forma que a demanda seja atendida. Metodologia/abordagem: foram realizadas 3 etapas de simulações em dois cenários diferentes utilizando o software EPANET 2.0, onde os modelos foram comparados para verificar qual teria um melhor aproveitamento do reservatório elevado (REL) e maior eficiência energética. Originalidade/relevância: ter um sistema de abastecimento de água em condições satisfatórias é um fator importante para o bem-estar de uma comunidade. Desta forma, buscam-se projetos e soluções que possibilitem o acesso a água de uma maneira econômica, já que um dos maiores custos em um sistema de abastecimento se concentra no sistema de bombeamento. Além disso, nos horários de ponta o preço cobrado por (kWh) tem um custo mais elevado. Principais resultados: as simulações constaram que o REL atual não atende a demanda, e mesmo com melhorias na operação ainda houveram pressões negativas em alguns momentos. Portanto, sugeriu-se a implantação de um reservatório adicional, que atendeu a demanda e conseguiu reduzir em 36,13% os custos com energia elétrica. Contribuições teóricas / metodológicas: melhorias operacionais em sistemas de bombeamento e reservação de água. Conclusão: além de melhorias na operação do reservatório, a construção de um novo também é necessária, pois o campus está sempre em expansão, e o investimento trará um retorno futuro com a redução de despesas com energia elétrica.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via Sagitta