Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo

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15-09-2020

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SILVA, Edinilza de Sá Souza da. Por um projeto político pedagógico para a realidade do campo. Orientador: André Ribeiro de Santana; Coorientadora: Carla Giovana Souza Rocha. 2020. 24 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Uruará. 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3440. Acesso em:.
O tema central é a construção de projetos políticos pedagógicos das escolas do campo e como as escolas anexas e nucleadas são retratadas no PPP da escola polo localizada na sede do município. A pesquisa teve como objetivo geral discutir como um projeto político pedagógico das escolas polo considera a realidade camponesa dos estudantes e das escolas anexas de área rural. Trata-se de pesquisa documental de análise dos PPP´s da Escola de ensino fundamental Os Migrantes e da Escola de Ensino Fundamental e Médio Melvin Jones. Os PPP´s analisados não consideram as famílias do campo no processo de elaboração, no contexto apresentado, no currículo e na gestão, não contribuindo para a constituição da identidade da escola do campo. No entanto, é de grande importância a construção de um projeto político pedagógico que dialogue com a visão de Educação do Campo, pois o mesmo tem influência na formação de identidade das escolas do campo. Além disso, entende-se que a Educação do Campo, enquanto concepção política e pedagógica, precisa ser mais discutida no âmbito escolar para efetivação de um projeto político pedagógico em que os sujeitos do campo se identifiquem.

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