O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

30-07-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

QUEIROZ, Suzely Trindade. O ensino interdisciplinar de Física no Ensino Médio sobre os efeitos da utilização do protetor solar na exposição à radiação ultravioleta através da modelagem matemática. Orientadora: Luciana Pereira Gonzalez. 2021. 56 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3430. Acesso em:.
Este trabalho teve como objetivo implementar uma estratégia metodológica baseada na interdisciplinaridade no ensino da física. As aulas ocorreram de forma remota utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e modelagem matemática baseado nos 3 atos de Dan Meyer. A aplicação foi realizada com 64 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública localizada na cidade de Belém-PA. Os encontros ocorreram através da plataforma google meet com o tema: Os efeitos da utilização do protetor solar na exposição a radiação ultravioleta. A coleta de dados foi registrada através da participação dos estudantes em atividades interativas na plataforma Mentimeter, e com trabalhos confeccionados nas aulas assíncronas, foi possível ainda observar também tal situação envolvendo aluno com baixa visão, para esse caso foi necessário realizar modificações no material utilizado para promover a inclusão. Este trabalho, portanto busca apresentar uma perspectiva do ensino de física quando integrados a outras áreas do conhecimento.

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI