A mediação da leitura em libras para crianças surdas nas séries iniciais do ensino fundamental: o caso do Instituto Felipe Smaldone

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2016

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

IGREJA, Rosana do Socorro Corrêa. A mediação da leitura em libras para crianças surdas nas séries iniciais do ensino fundamental: o caso do Instituto Felipe Smaldone. Orientadora: Maria Izabel Moreira Arruda. 2016. 47 f. Trabalho de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/34. Acesso em:.
O presente trabalho aborda e investiga a questão da mediação da leitura na Língua Brasileira de Sinais nas séries iniciais do ensino fundamental, cujos objetivos específicos são de identificar esses profissionais que promovem o incentivo à leitura; identificar também quais são as técnicas e ou recursos utilizados e ainda analisar as crianças surdas como elas interagem nesse processo e se elas gostam dessa atividade. A revisão da literatura traz conceitos sobre a mediação da informação como um objeto de estudo da Ciência da Informação, a Surdez Infantil e sua classificação, um breve histórico da LIBRAS conforme o decreto nº5626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamentada pela Lei nº 10.246, de 24 de abril de 2002, reconhece como a primeira língua do surdo, e também sobre Os livros Infantis traduzidos para a libras. Os sujeitos da pesquisa foram às professoras e as crianças surdas das séries iniciais; a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa se deu por meio de observações em campo e aplicação de questionários abertos e fechados para os sujeitos envolvidos na pesquisa. As análises dos dados revelaram que a Instituição, possui profissionais de maneira relevante qualificados nas libras, para fazer a mediação da leitura utilizam a datilologia, porém constatou-se a falta de materiais traduzidos para a libras, como livros impressos e materiais digitais e também de uma biblioteca escolar específica, com um bibliotecário qualificado na língua de sinais, para que este possa interagir com o aluno(a), e desse modo estará contribuindo para a inserção e inclusão do mesmo.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI