Seleção de áreas adequadas para aterros sanitários nos municípios de Tucuruí e Breu Branco-PA utilizando técnicas de geoprocessamento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

21-04-2021

Coorientador(es)

NEVES, Raisa Rodrigues Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ALMEIDA, Bruna de Araújo; CANTÃO, Larissa Grasielly Vieira. Seleção de áreas adequadas para aterros sanitários nos municípios de Tucuruí e Breu Branco-PA utilizando técnicas de geoprocessamento. Orientadora: Aline Furtado Louzada. 2021. 114 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) – Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3355. Acesso em:.
Os problemas ambientais oriundos dos resíduos sólidos e seu descarte inadequado vêm se agravando gradativamente com o aumento do consumo e com o esgotamento das áreas para disposição de resíduos. Dessa forma, no Brasil desde a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a substituição dos lixões por aterros sanitários tornou-se uma obrigação para as administrações públicas. Os municípios deverão adotar um planejamento criterioso para definir o local onde será implantado o aterro sanitário, por meio da adoção de critérios restritivos de caráter técnico, ambiental, social e econômico. Tendo em vista a grande quantidade de resíduos sólidos descartados nos lixões a céu aberto, contaminando o solo, as águas e o ar, observou se a necessidade de fazer um estudo para melhoria e adequação da disposição final desses resíduos. Nesse sentido, o presente trabalho buscou selecionar áreas adequadas para implantação de aterro sanitário nos municípios de Tucuruí e Breu Branco, no estado do Pará. No entanto, encontrar áreas adequadas para a implantação de um aterro sanitário não é tarefa fácil, por ser uma medida ambientalmente apropriada, a mesma possui diversos critérios para sua viabilidade tanto econômica, social, ambiental e política. Para tal, a metodologia utilizou conceitos dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na seleção das áreas adequadas, e dessa maneira, foram combinadas as técnicas de análise multicritério em conjunto com o SIG, para examinar os critérios restritivos e escalonados. O resultado materializa-se em mapas que fornecem as características a serem consideradas nas análises e, por fim, do cruzamento destas, as indicações e seleção das melhores áreas para disposição final dos resíduos. Os municípios apresentaram um cenário bastante restritivo para a implantação de aterros e o mapa de áreas potenciais, mostrou 19 áreas excelentes para receber aterros sanitários. Por fim, o estudo mostrou que o geoprocessamento em conjunto com a análise multicritério são uma ferramenta eficaz e de baixo custo para análise da escolha de áreas para aterros sanitários.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via Sagitta