Gestão escolar como articuladora da relação escola, família e comunidade

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Data

06-09-2019

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PIEDADE, Adriele Ferreira. Gestão escolar como articuladora da relação escola, família e comunidade. Orientadora: Marcelina Ribeiro. 2019. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança. Universidade Federal do Pará, Bragança, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3349. Acesso em:.
O presente trabalho trata de um estudo sobre gestão escolar como articuladora da relação escola, familia e comunidade, desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Raimundo Ferreira localizada na comunidade de Taperaçu Campo no Município de Bragança, na região nordeste do Estado do Pará, cujo objetivo visa analisar a gestão escolar e sua articulação na missão de parceria com família e comunidade para melhores desempenho escolar. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, pois a coleta das informações realizou-se junto aos próprios sujeitos, tendo como enfoco principal descrever na realidade o objeto de estudo, no período de Agosto/ Setembro de 2019, na qual utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, a entrevista estruturada com questionários de perguntas abertas, contando com a participação de uma gestora, um coordenador Pedagógico, um professor, um representante das famílias (mãe de aluno). Com base na análise dos dados coletados, conclui-se que a Gestão Escolar tem o desafio de suma importância para democratizar os saberes e as práticas dentro e fora da escola, procurando envolver todos os sujeitos a fim de que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa. A escola é formada por sujeitos pensantes que lutam por uma sociedade justa, procurando promover ações participativas e atividades que visem o envolvimento e o comprometimento das pessoas. As parcerias entre a escola e a família existem, mas precisam de apoio para dar certo. Dai observa-se que a escola como parceira necessita criar estratégias de ensino para inseri-lo no processo pedagógico e é dever redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.

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