O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

17-12-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

FERREIRA, Naylane da Costa. O ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para o aluno surdo: uma análise na escola E. E. F. E M. Cristo Trabalhador em Abaetetuba/PA. Orientadora: Rosileide de Jesus de Sousa Melo. 2019. 35 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3330. Acesso em:.
A referida pesquisa visa conhecer quais os procedimentos didáticos pedagógicos são utilizados no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, especificamente, os alunos do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristo Trabalhador, localizada no município de Abaetetuba/PA. Para tanto, utilizou-se do procedimento técnico denominado pesquisa participante. Na qual uma pesquisa parte do contato entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A coleta de dados foi através da entrevista e observação. A pesquisa está organizada em capítulos, onde o primeiro trata do percurso histórico educacional dos surdos; o segundo capítulo vem trazer inovações para o ensino do Português para alunos tais alunos; e por fim, relato no último capítulo os métodos utilizados atualmente no ensino do Português.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI