Memes, intertextualidade e argumentação

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20-12-2019

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NEGRÃO, Carmelina de Jesus Rodrigues. Memes, intertextualidade e argumentação. Orientadora: Patrícia Sousa Almeida de Macedo. 2019. 13 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3328. Acesso em:.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade como estratégia argumentativa presente no gênero meme. Para tanto, foram selecionados dois memes, um relacionado a esporte e outro sobre a reforma da previdência, em seguida, estes foram analisados conforme as categorias intertextuais, apresentando como o interlocutor procura orientar o modo de ver do auditório, através da argumentatividade contida neste gênero. A pesquisa está inserida na Linguística Textual (LT) e estabelece uma interface com a Análise da Argumentação no Discurso (AAD) de Ruth Amossy (2018). Em adição, foi proposta uma discussão acerca da argumentação e do parâmetro textual de intertextualidade, com escopo teórico de Amossy (2011; 2018), Macedo (2018) e Carvalho (2018). Conclui-se, nessa pesquisa, que há uma dimensão argumentativa vigente nos memes, posto que as estratégias discursivas construídas via seleções intertextuais buscam persuadir o interlocutor, bem como orientar os seus modos de ver, de pensar e de sentir.

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