Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

10-01-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

Cruz, Clene Lisboa da. Indutores de criação: percepções de jovens sobre as práticas em dança no projeto de extensão educadança e sua contribuição para o campo educacional em Igarapé-Açu/PA. Orientadora: Simei de Amorim Santos Andrade. 2019. 76 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3272. Acesso em:.
O estudo que hora apresentamos teve por objetivo investigar as percepções de adolescentes e jovens sobre as práticas em dança e sua contribuição para o campo educacional em IgarapéAçu/PA. Foi desenvolvido com 18 (dezoito) adolescentes e jovens, na faixa etária de 13 e 19 anos de idade, moradores de bairros periféricos do município de Igarapé-Açu, nordeste paraense. O referencial teórico-metodológico desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação, tendo como instrumentos de pesquisa a observação, os pocket’s, o questionário e o feedback. As conclusões do estudo mostram que a dança partilhada com a comunidade possibilitou a construção e ressignificação de saberes e de produções artísticas que emergiram no Projeto EDUCADANÇA: interconexões no contexto escolar, desenvolvido no ano de 2017 no município e posteriormente incorporadas no fazer artístico dos adolescentes e jovens participantes. A investigação também mostrou que quando se respeita e se valoriza o ser humano, sobretudo, adolescentes e jovens, poderá haver mudanças comportamentais, sociais, educacionais e políticas que possibilitam o enfrentamento das questões cotidianas das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção