As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais

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10-07-2019

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SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos. As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. Orientadora: Maura Lúcia Martins Cardoso. 2020. 20 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3231. Acesso em:.
O presente artigo aponta para as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. A problemática na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais se constitui num desafio a ser vencido pelos docentes, sempre preocupados em trabalhar metodologias de ensino, que facilitem o nível de apropriação dos alunos. Tem por objetivo geral analisar os fatores pelos quais os alunos encontram dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais e específicos descrever os fatores que contribuem para o aparecimento das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita e identificar práticas docentes para melhor contribuir nesse processo de aquisição. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013), sustentada nos aportes teóricos de Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) no plano conceitual de leitura e escrita; acerca dos fatores que concorrem para as dificuldades na aquisição dos alunos, Brasil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) e Salmeron (2013). Como resultado, o estudo sinaliza que são muitos os fatores que causam dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais, mas que estes são mais decorrentes de causas de natureza social e familiar. Contudo, este estudo mostrou ainda que há diferentes práticas docentes que facilitarão esse processo.

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