A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental

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28-05-2019

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SAMPAIO, Luane Tomé do Nascimento. A escola enquanto espaço de formação para a democracia: percepções sobre o conteúdo da BNCC do ensino fundamental. Orientadora: Emina Márcia Nery dos Santos. 2020. 32 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3212. Acesso em:.
Este trabalho tem como objetivo principal compreender como a função democratizante da escola é demonstrada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. Tendo o próprio documento como principal fonte, além de autores como Guareschi, Touraine, Cury e Freire como subsídio teórico para a compreensão das funções que podem ser designadas para a escola, na intenção de realizar um comparativo entre a função social da escola enquanto um espaço democratizante e a função de aparelho ideológico do Estado. Além disso, também serão analisados os seguintes referenciais normativos da política educacional brasileira, pós constituição de 88: Lei nº 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação (PNE), caracterizando a pesquisa como de natureza documental e bibliográfica, objetivando investigar quais as possíveis funções desempenhadas pela escola, como a democracia aparece na Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental e se a BNCC estabelece para como função da escola a promoçã5o de um espaço democratizante.

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