Preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente escolar: dilemas diariamente enfrentados pelos profissionais da educação

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11-01-2019

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SILVA, Marcia Cristina da. Preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente escolar: dilemas diariamente enfrentados pelos profissionais da educação. Orientadora: Maria Celia Barros Virgolino Pinto. 2020. 19 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3185. Acesso em:.
Este artigo discute o preconceito e a discriminação étnico-racial no ambiente escolar, objetivando compreender como as escolas e seus docentes se preparam para o enfrentamento dessa problemática em sala de aula no ensino fundamental. Busca-se compreender as raízes discriminatórias historicamente, a fim de vislumbrar como se desenvolveu o preconceito étnicoracial na sociedade e seus reflexos na escola, assim como as consequências físicas e psicológicas para quem sofre esse tipo de violência. Traz-se ainda uma reflexão sobre a Lei 10.639/03 e as principais dificuldades encaradas pelos docentes para sua implantação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais em Educação e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Como ajustar o currículo mediante a essas desigualdades raciais?

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