A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará

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17-02-2020

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FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira. A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2020. 65 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3076. Acesso em:.
A educação inclusiva estando na relação de discussões sócio-políticas como condição intrínseca a uma sociedade mais justa, igualitária e democrática e seguindo a conjectura de que o conhecimento científico tem um papel significativo na construção da autonomia das pessoas, aborda-se nesta pesquisa o tema inclusão de alunos surdos no Ensino de Física. Por intermédio desta monografia, que tem caráter de uma pesquisa qualitativa, visou-se investigar os recursos e artifícios utilizados em escolas estaduais de ensino médio da região de Salinópolis-PA, para a veiculação de um ensino que vise o conhecimento efetivo e imersão dos mesmos na ciência. Investigar os dados e as estatísticas a priori no Brasil e a posteriori no município em destaque segundo o IBGE foi importante para pleitear esta pesquisa. Desse modo, buscou-se usar materiais simples e metodologias ativas com o objetivo de apresentar sugestões de práticas didáticas que viessem a favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física na sala de aula regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo a alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa. Para a realização deste estudo de caso no município de Salinópolis/PA, com o auxílio da Professora de Física foi escolhido o tema Leis de Newton e uma pequena abordagem sobre Pressão. Com a construção de um seguimento metodológico através do uso de sinais-termos específicos da Física em Libras, uso de softwares e experimentos, ambos se baseavam na premissa de algo que abordasse seu cotidiano e que fizessem sentido para os alunos, com este intuito foi escolhido as Leis de Movimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação ao processo de aprendizagem. Pois, permitiu constatar que é possível lecionar e levar um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. De modo que, essa possibilidade está fortemente ligada ao implementar docente.

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