As contribuições de uma oficina com o uso de materiais didáticos para formação inicial de licenciados do curso de licenciatura integrada da UFPA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

11-04-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOARES, João Paulo Vasconcelos. As contribuições de uma oficina com o uso de materiais didáticos para formação inicial de licenciados do curso de licenciatura integrada da UFPA. Orientador: Paulo Vilhena da Silva. 2019. 76 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3056. Acesso em:.
Nesse trabalho buscamos compreender quais são as contribuições de uma oficina com uso de materiais didáticos como o ábaco e o cano decimal – que mostram maneiras diferenciadas de ensinar Matemática – que foi ofertada com o intuito de colaborar na formação de graduandos ao conceder sentido à alguns “porquês” matemáticos, em particular, por que o sistema de numeração é decimal e posicional e por que “vai um” e se “emprestar um” na resolução dos algoritmos das operações fundamentais, que são muitas vezes explicados superficialmente, indicando a mera memorização. Para tanto, nos debruçamos em autores como Lorenzato (2009), Turrioni e Perez (2009), Nacarato (2005), Botas e Moreira (2013), Silveira e Silva (2013) que discutem sobre a formação docente apontando para a necessidade de formação inicial e continuada como as concedidas por meio de atividade realizadas em laboratórios de matemática e projetos de pesquisa que ensinem estratégias pedagógicas que visam ajudar os professores a atribuírem sentidos aos conteúdos matemáticos que por vezes não ficam claros em aula expositiva. Assim, realizamos uma oficina como o uso do ábaco e cano decimal que foi desenvolvida com licenciandos do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Essa oficina consistiu numa apresentação dos objetos, onde e como este material pode ser utilizado no ensino de Matemática, uma proposta de construção e sugestões de atividades. Após a sua realização foi solicitado que os participantes respondessem um questionário, descrevendo as suas reflexões e aprendizagens mediante a utilização dos objetos manipuláveis. Em nossas análises percebemos que a oficina contribui para formação dos licenciandos, tendo em vista que mostrou a relevância do uso e da reflexão sobre os materiais didáticos que servem de apoio para o professor na realização da sua prática educativa, permitindo compreender a forma pela qual devem ser usados no ensino de matemática para ajudar os alunos no entendimento dos porquês desse saber, bem como os instigou a utilizarem o aprendizado obtido nas suas atividades escolares em estágios e futuramente no campo de trabalho.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI