Análise do conhecimento de acadêmicos de pedagogia de uma universidade pública a respeito da utilização de técnicas adequadas de primeiros socorros em pediatria

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

03-12-2019

Coorientador(es)

LIMA, Mariana Souza de Lattes

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MARTINS, Elciane Calandrino; SILVA, Elianny Sousa. Análise do conhecimento de acadêmicos de pedagogia de uma universidade pública a respeito da utilização de técnicas adequadas de primeiros socorros em pediatria. Orientadora: Francilene da Luz Belo. 2019. 61 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3006. Acesso em:.
Os acidentes que ocorrem durante a infância são uma das causas de morbidade e mortalidade mais incidentes no mundo, tornando-se um grave problema de saúde pública. Este trabalho teve como objetivo conhecer o nível de conhecimento dos acadêmicos de pedagogia da Universidade Federal do Pará a respeito de técnicas de primeiros socorros. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo se trata de uma pesquisa de cunho quantitativo, analítica, do tipo transversal. O estudo foi realizado na Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Participaram desta pesquisa 81 discentes do curso de pedagogia. Destes 58,03% estavam cursando o 7º semestre e 41, 97% cursavam o 8º semestre. Todos os participantes da pesquisa frequentam estágio curricular de ensino. Destes, 88,89% estão cursando a primeira graduação e 11,11% estão na sua segunda graduação. No que concerne à idade dos entrevistados, estes apresentavam idade entre 20 a 47 anos sendo a média 27,59 anos. Quando indagados sobre a realização de algum curso de capacitação em primeiros socorros, 12,35% discentes responderam “Sim”, 85,19% responderam “Não” e apenas 2,46% não responderam à questão. Sobre a importância da instrução de primeiros socorros para a formação de futuros profissionais de educação, 98,77% responderam “Sim” e apenas 1,23% respondeu “Não”. Foi perguntado se durante a formação acadêmica, foi fornecida alguma carga horária sobre primeiros socorros, apenas 3,70% responderam que “Sim” e 96,30% responderam que “Não”. Sobre conhecimentos gerais em primeiros socorros obtivemos 35,80% de acertos e 64,20% de erros. No que diz respeito às técnicas adequadas em primeiros socorros em casos de intoxicação obtivemos 72,84% de acertos e 27,16% de erros da questão. Em relação às técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de OVACE, obtivemos como resultado 71,60% de acertos e 28,40% de erros da questão. No que se refere às técnicas adequadas em primeiros socorros em casos de convulsão obtivemos 59,26% de acertos, 39,51% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questão. A respeito das técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de queimaduras, obtivemos 62,97% de acertos, 35,80% de erros e 1,23% se absteve em responder à questão. No que concerne às técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de fratura, obtivemos 54,33% de acertos, 44,44% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questão. Portanto os resultados deste estudo mostram que o conhecimento de primeiros socorros por futuros profissionais de educação infantil é de extrema importância, pois os primeiros atendimentos adequados prestados à criança vítima de acidentes são primordiais para manutenção da vida e diminuição de agravos, contribuindo dessa maneira para uma melhor qualidade de vida da vítima de acidentes.

Fonte

1 CD ROM

Fonte URI