Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos

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13-12-2019

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FRANCO, Dayse do Socorro Assunção. Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos. Orientadora: Francisca Maria Carvalho. 2019. 33 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2994. Acesso em:.
Tivemos como objetivo principal averiguar o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas. Especificamente, identificar a importância do uso da primeira língua dos surdos, a Libras, para aquisição de uma segunda língua, o português escrito. Adicionalmente, analisar a aquisição de leitura e escrita da língua portuguesa como segunda língua para surdos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental 1. Levantamos a hipótese de que crianças surdas que adquirem Libras e português ao mesmo tempo terão dificuldade no processo de aquisição de leitura e escrita de uma segunda língua, no caso do Brasil, o português escrito, uma vez que elas chegam à escola sem a primeira língua (L1). Nessa perspectiva, adotamos a teoria de Soares (2003), que declara que os processos de alfabetização e letramento são simultâneos e interdependentes, porque envolvem conhecimentos, habilidades e competência. Chomsky (1957 apud Quadros, 1997) defende que todo ser humano precisa ter acesso o quanto antes à sua primeira língua para adquirir uma segunda língua. Para Quadros (1997), alfabetização e letramento para surdos só serão eficazes se considerarmos o tipo de língua a que eles estão expostos. Participaram dessa pesquisa 4 alunos do 1º e 2º anos de escola pública estadual de ensino especializada para surdos na cidade de Belém, com surdez e outras deficiências. O material da pesquisa foi composto por 9 atividades pedagógicas elaboradas pela professora das crianças surdas mencionadas. Também foi realizada uma entrevista oral com essa professora regente. Os dados confirmaram que as crianças surdas estão em processo simultâneo de aquisição da primeira língua, a Libras, e da segunda língua, o português escrito, pois vivem em ambiente ouvinte e não têm domínio da sua língua natural. Tais evidências nos permitem inferir que o processo de alfabetização e letramento exigirá dessas crianças surdas um esforço enorme para que elas possam internalizar a sua língua nativa e a leitura e a escrita do português.

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1 CD-ROM

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