Proposta pedagógica para o ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação nos cursos de graduação em enfermagem

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25-12-2019

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Thaiyza Mirela Oliveira, AMARAL. Proposta pedagógica para o ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação nos cursos de graduação em enfermagem. Orientadora: Jouhanna do Carmo Menegaz. 2019. 81 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2963. Acesso em:.
Considerando a questão da pesquisa: como introduzir o ensino do Empreendedorismo na Enfermagem? Este estudo tem o objetivo de construir uma proposta pedagógica para a introdução do ensino do Empreendedorismo a estudantes de nível superior em Enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, fundamentada no método Delphi, em que foi utilizado o e-Delphi. O estudo é feito em quatro rodadas, sendo a primeira qualitativa e as demais, quantitativas. O tipo de amostra deste estudo é nomeado como Bola de Neve, e nove professores participaram das rodadas. Como resultados obtidos, as seguintes variáveis atingiram consenso: compreensão do que é empreendedorismo; vertentes do empreendedorismo; competências empreendedoras; características do enfermeiro empreendedor; maneiras de fomentar competências empreendedoras; experiência docente; impacto do contexto no ensino do empreendedorismo; desafios do ensino na área; período do ensino do empreendedorismo dentro dos cursos; estratégias de inserção do ensino do empreendedorismo; caráter das disciplinas de empreendedorismo. número ideal de disciplinas; carga horária ideal; metodologias ativas para o ensino do empreendedorismo; caráter dos projetos de pesquisa e extensão; atividades dos projetos de extensão e temas dos projetos de pesquisa. Conclui-se que o estudo atingiu o seu objetivo e que foi relevante devido a sua contribuição para a temática, que ainda é limitada no Brasil, se comparada a outros países. O quantitativo de participantes e a permanência dos mesmos durante as rodadas foi um fator limitante do estudo. Além disso, os resultados evidenciam que as competências e as características não dialogam entre si, ou seja, o que se entende por ser competências importantes a serem trabalhadas nos estudantes não possui relação com o perfil apontado como o ideal para o enfermeiro empreendedor com êxito no mercado de trabalho. Sendo assim, é possível vislumbrar para um próximo estudo envolver os enfermeiros que possuem experiências em empreendimentos, para buscar identificar e entender quais fatores foram fundamentais e que tornaram possível empreender na enfermagem.

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1 CD ROM

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