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Type: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Issue Date: 14-Dec-2018
Title: El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal
Other Titles: The use of the manga textual genre as a teaching tool / learning from him for students of the 7th grade of the José Henrique School in the interior of Castanhal
Creator: GOMES, Ednilson Costa
First advisor: LIMA, Maria José Souza
Citation: GOMES, Ednilson Costa. El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal. 2018. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Espanhola) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2952. Acesso em:.
Resumo: O mangá é um gênero textual muito conhecido em todo o mundo, possuindo milhões de leitores assíduos. Entretanto percebe-se que é pouco explorado como um gênero para o ensino e aprendizagem em aulas de qualquer idioma. O presente trabalho demostra como podemos trabalhar este gênero em aulas de espanhol como língua estrangeira nos propondo que aulas de línguas podem e devem ser dinâmicas através da inserção do género mangá. Esclarecemos o conceito de gênero textual segundo Bakhtin (1982), Swales (1990), Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998), além de expor uma breve explicação da história do mangá e sua introdução no Brasil por Luyten (1991), também sua utilização como ferramenta de ensino e aprendizagem de ELE segundo Pomata García (2011) com o objetivo de esboçar a idéia de trabalhar o gênero mangá em aulas de espanhol, através das quatro destrezas (auditiva, leitora, escrita e oral) por meio de pesquisas bibliográficas que tomamos como base para a construção deste trabalho e sua aplicação em aulas de espanhol em uma turma de 7º ano de uma escola do interior da cidade de Castanhal a qual pudemos pôr em prática através da leitura, audição, escrita e fala dos alunos participantes, e assim alcançando resultados satisfatórios em sua aplicação.
Resumen: El manga es un género textual muy conocido en todo el mundo, teniendo millones de asiduos lectores. Sin embargo, se percibe que es poco explotado como un género para la enseñanza y aprendizaje en clases de idiomas. El presente trabajo demuestra cómo podemos trabajar este género en clases de español como lengua extranjera nos proponiendo que clases de lenguas pueden y deben ser dinámica a través de la inserción del género manga. Aclaramos el concepto de género textual según Bajtín (1982), Swales (1990), Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998) además de exponer una breve explicación de la historia del manga y su introducción en Brasil por Luyten (1991), también su utilización como herramienta de enseñanza y aprendizaje de ELE según Pomata García (2011) con el objetivo de esbozar la idea de trabajar el género manga en clase de español, a través de las cuatro destrezas (auditiva, lectora, escrita y oral) por medio de pesquisas bibliográficas que tomamos como base para la construcción de este trabajo y su aplicación en clases de español en una turma de 7º ano de una escuela del interior de la ciudad de Castanhal la cual pudimos poner en práctica a través de la lectura, audición, escrita y habla de los alumnos participantes, y así alcanzando resultados satisfactorios en su aplicación.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Língua espanhola - Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Aprendizagem
Castanhal (PA)
Spanish language - Study and teaching
Comic books, strips, etc., in education
Learning
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Língua Espanhola - CCAST

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