Memórias e reflexões de uma discente sobre a prática de docência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

16-12-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

GAMA, Estelita Barbosa. Memórias e reflexões de uma discente sobre a prática de docência. Orientadora: Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2019. 49 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2951. Acesso em:.
Este memorial de formação tem como objetivo refletir sobre a minha trajetória enquanto discente, a qual se inicia na Educação Infantil, perpassando pelo período da educação básica (Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio) e, atualmente, o Ensino Superior. Enfatizo as minhas vivências no período do segundo semestre de graduação, em uma escola da rede pública, situada no bairro do Guamá, na cidade de Belém do Pará, onde desenvolvi algumas atividades, no ano de 2016, referentes ao estudo do tema “Prática Antecipada à docência em Espaços Formais de Ensino de Ciências, Matemática e Linguagens”, pertencente ao Eixo Temático VI ministrado pela Professora Doutora Fátima Vilhena, no qual iniciei a construção de um portfólio o qual permitiu fazer minhas primeiras críticas e reflexões sobre a docência. Também, conta outras experiências vividas durante Estágio de Docência I em 2018, supervisionado pela mesma professora em questão. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, o qual utiliza técnicas como a observação direta e vivências na sala de aula e em outros espaços escolares. Destaco experiências que me são relevantes, e proporcionam reflexões sobre o processo de formação profissional docente, em que agregam inúmeros saberes acumulados no âmbito acadêmico e nas práticas vivenciadas no âmbito escolar. Apresento análise de fatos sobre como se constrói a identidade profissional a qual se consolida à medida que se experimenta ao longo do tempo a docência, colocando-me em muitas vezes não mais na posição de estagiária, mas como futura professora. As memórias neste texto, apoiadas nas reflexões e alinhavadas com autores importantes na área educacional traduzem minha percepção de mundo mais apurada sobre o significado do educador e o sentido das práticas pedagógicas. Além disso, permitem compreender o valor do desenvolvimento de estratégias produtivas que contribuem significativamente para a formação docente e para a aprendizagem de diferentes alunos.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI