Perfil socio demográfico e clinico dos usuários hipertensos, matriculados no Programa de Controle da Hipertensão na Vila Santo Antônio do Prata no Município de Igarapé-Açu: a hanseníase nesse contexto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

18-12-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

VILHENA, Bruno Albuquerque. Perfil socio demográfico e clinico dos usuários hipertensos, matriculados no Programa de Controle da Hipertensão na Vila Santo Antônio do Prata no Município de Igarapé-Açu: a hanseníase nesse contexto. Orientadora: Hilma Solange Lopes Souza. 2019. 39 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2929. Acesso em:.
A Hipertensão Arterial Sistêmica-HAS ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A partir da análise do novo estilo de vida dos brasileiros é possível compreender a necessidade do desenvolvimento de programas de atenção básica, destinados à prevenção, identificação e acompanhamento dos casos de hipertensão arterial. A construção desse trabalho trará oportunidade de instrumentalizar os profissionais de saúde que atuam na atenção básica a utlizarem as informações levantadas sobre pacientes em controle de hipertensão arterial sistêmica inscritos no programa hiperdia, como uma possível ferramenta para um melhor controle dos atendimentos aos pacientes hipertensos A atenção básica é a porta de entrada dos pacientes no sistema único de saúde sendo os pacientes hipertensos, acolhidos com uma rotina padrão de atendimento que busca identificar o grau de hipertensão para iniciar o tratamento, conforme a necessidade de cada situação. Estudo de natureza quantitativa, documental, analítico e transversal, realizado com dados de prontuários de pacientes hipertensos matriculados no Programa Hiperdia na UBS da Vila Santo Antônio do Prata no Municipio de Igarapé Açu. Estes dados foram analisados a partir da construção de tabelas com uso do programa Excel. De acordo com os fatores de risco e valores de pressão arterial obtidos na pesquisa dos prontuários dos pacientes participantes do programa hiperdia na unidade básica de saúde da Vila Santo Antônio do Prata no municipio de Igarápe-Açú foi identificado o grau de risco. Durante a pesquisa nos prontuários foi identificado pacientes hipertensos com histórico de tratamento de hanseníase, sendo esta uma condição crônica que contribui para a ocorrência de padrões diferenciados de mortalidade no país, em grande parte relacionados a condições crônico-degenerativas e suas complicações.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI