El uso del género literário cuento como herramienta de estudios literários en clases del tercero año de la secundaria

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

17-03-2018

Título(s) alternativo(s)

The use of liter history as a tool for liter studies in third year high school classes

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

CUNHA, Ândria Sampaio. El uso del género literário cuento como herramienta de estudios literários en clases del tercero año de la secundaria. 2018. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Espanhola) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2904. Acesso em:.
O presente trabalho faz uma reflexão sobre o cenário atual do ensino e aprendizagem de Literatura em classes de ELE, através de um diálogo entre a importância da Literatura como fruição com a importância da formação do leitor literário por meio de projetos pedagógicos e do Letramento Literário. O objetivo é mostrar que a Literatura deve fazer parte dos projetos pedagógicos nos últimos anos do ensino médio, pois, durante a disciplina de Estágio III, notei que o ensino de literatura era defasado, e quando estava presente era somente como suporte pedagógico para o estudo de regras gramaticais, vocabulário e gêneros literários, pois a aula de ELE eram totalmente voltadas para o Enem. Apresentamos os estudos de Cosson e Souza (2011) e Silva e Silveira (2013) sobre Letramento Literário e sua importância na formação do leitor literário, Falaremos sobre o gênero literário conto segundo os estudos de Massaud Moisés (1984) e Julio Cortázar (1970), gênero que foi escolhido como ferramenta de estudos literarios por ser curto e de fácil compreensão, pois queríamos trabalhar a obra em sua íntegra, já que as aulas de ELE têm pouco tempo de duração. Mostraremos como desenvolvemos nosso Taller de literatura: Cuentacuentos, guiados pelos estudos de Silva (2010) e Beserra e Pinheiro-Mariz (2007). Como tive a oportunidade de aplicar a oficina no terceiro ano do ensino médio, reservamos um capitulo para relatar minha experiência na regência do estágio IV, aproveitamos também para fazer uma pequena análise dos dados obtidos. Defendemos um bom ensino de literatura, pois ela está diretamente conectada com a cultura d um povo, característica que ajuda a conhecer mais sobre a diversidade, estimula o pensamento crítico e faz reflexões sobre o contexto em que se passa a obra.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI