Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

24-04-2017

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LOBATO, Iana Machado. Contação de história como recurso didático para o ensino da história da matemática. Orientadora: Valdete Leal Oliveira. 2017. 48 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2864. Acesso em:.
O presente trabalho teve como objetivo apresentar a História da Matemática para vinte e quatro alunos do 3° ano do ensino fundamental de uma Escola Pública Estadual, localizada no bairro do Guamá no município de Belém. Os instrumentos utilizados foram: uma entrevista semiestruturada, uma história criada para atender os fins deste estudo, diário de campo e por último uma estória em quadrinhos semiestruturada embasada na história da matemática sobre relações de trocas comerciais(Roney,2012). Os conhecimentos prévios dos alunos foram obtidos através de uma entrevista feita numa roda de conversa, na qual foi feito um diário de bordo com anotações. Em seguida a história da matemática foi contada em forma de encenação com 3 personagens e por fim foi dado a eles uma folha com o gênero quadrinho semiestruturado a fim de avaliar o que eles haviam aprendido. O resultado foi avaliado ao longo da participação dos alunos e a partir do que eles preencheram nos quadrinhos.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI