O lugar do currículo como objeto de estudo na formação inicial em educação física da Universidade Federal do Pará – Campus Belém

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

30-11-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos. O lugar do currículo como objeto de estudo na formação inicial em educação física da Universidade Federal do Pará – Campus Belém. 2020. 37 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2822. Acesso em:
Este trabalho monográfico possui como objeto de investigação o currículo e seu lugar na formação inicial docente do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém. Por efeito, objetiva identificar quais perspectivas teóricas e potencialidades sobre o estudo do currículo estão presentes no percurso acadêmico do curso de Educação Física da referida instituição, mediante o pressuposto de que o mesmo apresenta um caráter plural de significação e diversos enfoques temáticos relacionados às ações educativas na escola e, propriamente, à intervenção pedagógica com a Educação Física. O processo metodológico contou com análise documental do Projeto Político Pedagógico da Faculdade de Educação Física da UFPA Belém, com destaque para o ementário do curso, visando diagnosticar nos componentes curriculares temáticas associadas à discussão curricular em Educação Física. Os resultados apontam para uma presença implícita de discussões que navegam por entre os enfoques temáticos do currículo, de modo análogo a outros conhecimentos próprios do campo pedagógico e da Educação Física, assim como se visualizou potencialidades evidenciadas em componentes que possuem forte tendência para o trato com o estudo do currículo e seus temas. Nessa medida, conclui-se sobre a necessidade da formação em Educação Física da UFPA Belém visualizar no currículo um necessário objeto de estudo para os desígnios do campo na área escolar, tendo em vista a relação intrínseca entre ambos os campos. Ademais, analisa-se a viável intenção desta mesma formação não centrar objetividade exclusiva ao estudo do currículo, uma vez da necessidade anunciada do trato acadêmico aos conhecimentos próprios do campo da Educação Física. Em contrapartida, igualmente se faz essencial o estudo explícito deste objeto, de modo interdisciplinar e transversal, para reforço da perspectiva curricular nas dinâmicas educativas com a Educação Física no ambiente escolar.

Fonte

Fonte URI