Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

14-03-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NASCIMENTO, Vanessa Santos do. Desafios de educação ambiental: uma abordagem cultural no Ensino Fundamental Menor – Ananindeua/PA. Orientador: Adilson Júnior Ishihara Brito. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Meio Ambiente) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2773. Acesso em:.
Este trabalho busca discutir práticas alternativas e significativas de Educação Ambiental (EA), a partir da interrelação com temas culturais, no Ensino Fundamental Menor de uma escola pública do município de Ananindeua-PA. A proposta de abordagem cultural da EA procurou contemplar uma discussão étnicorracial ligada às comemorações do “Dia da Consciência Negra”, com ênfase na relação entre a necessidade de aprendizagem sobre a preservação ambiental e a mitologia afrobrasileira Iorubá, caracterizada na figura dos Orixás. O desenvolvimento dessa atividade, no entanto, desencadeou situações de intolerância cultural, que elucidaram alguns importantes limites que a educação pública brasileira precisa enfrentar para consolidar a Democracia social, assim como demonstraram os desafios consideráveis do ensino/aprendizagem de EA, a partir da realidade e da cultura infantis presentes na formação básica da escola pública brasileira.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI